segunda-feira, 18 de março de 2024

Diário do absurdo e aleatório 106 - Emanuel Lomelino

Quem me lê sabe que faço muitos exercícios de escrita. Através deles consigo aperfeiçoar a minha técnica, por vezes deficitária.

Invento desafios para descobrir a melhor abordagem para cada tema. Também uso estes artifícios como forma de testar o vocabulário. Não existe nada mais nefasto numa frase que palavras repetidas. E o mesmo pode ser aplicado a um texto curto. Por essa razão é importante estudar as diversas opções disponíveis. Às vezes aplicar um bom sinónimo pode enriquecer uma ideia. E quem diz sinónimos pode dizer antónimos, adjectivos, substantivos, advérbios.

Sei, por experiência própria, que exercitar a escrita é útil. Quem o faz ganha fluidez de discurso e espontaneidade criativa. Com o treino, o cérebro reage com rapidez e prontidão. Como diz o velho adágio: a prática faz o mestre.

Não sou de aconselhar, mas posso partilhar a minha experiência. E como sempre, uso este exercício para comprovar a teoria.

Decidi escrever sobre esta temática da forma mais ligeira possível. Creio que consegui emprestar coerência e ritmo a este texto. As frases são curtas, mas de entendimento fácil e escorreito. Foram criadas e desenvolvidas para surpreender cada um dos leitores. Pelo menos aqueles com disposição para analisar todas as frases. É que, todas elas, foram construídas, propositadamente, com dez palavras.

Sem comentários:

Enviar um comentário