segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Caminhos 4 - O choro de Apolo

Passado que estava o momento embaraçoso
a doce Deusa Ártemis logo me explicou
os porquês do seu súbito estado nervoso
"Foi o meu querido irmão Apolo que passou"

Senti alguma preocupação no divinal rosto
mas não perguntei absolutamente nada
li na sua face um incontornável desgosto
a minha formosa Deusa estava perturbada

Limitei-me a seguir os seus celestiais passos
em silêncio, atrás de Ártemis eu caminhei
chorava a Deusa, ouvi-a soluçar a espaços
por amor à bela Ártemis, também eu chorei

Pressenti uma história, sem saber o enredo
por fim senti chegado o nosso objectivo
um calafrio percorreu meu corpo, era medo
junto ao mar estava Apolo, eis o motivo

"Não temas" avisou Ártemis com confiança
"Junto a mim estás seguro" confiei cegamente
Apolo chorava como uma imberbe criança
deixei de vê-lo como Deus, vi-o como gente

"Porque choras meu querido e excelso irmão?"
"que mal aconteceu para tua celeste tristeza?"
Apolo demorou a responder para sua aflição
e quando respondeu utilizou uma certa dureza

"Maldito Zéfiro, filho ignóbil de Deus profano"
"é ele o causador deste choro e do meu brado"
e a mim disse:" Não te quero mal a ti humano"
"choro assim por ter perdido um mortal amado"

Tranquilo disse-lhe:" Pela tua perda muito sinto"
"de quem falas tu ó sublime Deus?" perguntei
"Falo de um jovem muito belo chamado Jacinto"
"que por culpa desse vento maldito, eu matei"

"Descansa irmão que Jacinto será lembrado"
disse Ártemis conseguindo aplacar-lhe a dor
"No local onde morreu, seu sangue derramado"
"nascerá de novo o teu Jacinto, uma nova flor" 

5 comentários:

  1. "Você se torna o que você realmente mentaliza.Você atrai aquilo que você mentaliza. Pensamentos se tornam coisas."

    (do filme O Segredo)

    Feliz semana......Beijos M@ria

    ResponderEliminar
  2. Arquivei na Minha Memória
    Todos os Registros do
    Meu Coração,
    De Vez Em Quando
    Ele Sangra Saudades.

    Maxuel Scorpiano

    Amor e paz na sua vida...Beijos!

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Pensou que havíamos nos esquecido de você?
    Nada disso... Por isso, estamos aqui outra vez!
    Viemos convidá-lo para ver como ficou a nossa interação na construção de um poema com o nosso grande e imortal poeta, Vinícius de Moraes.
    Estamos ansiosos para saber o que você achou do poema.
    Receba o nosso abraço carinhoso

    ResponderEliminar
  4. "Existe uma vitalidade, uma força de vida, uma energia, um despertar, que é traduzido em ação através de você, e porque só existe um de você em todos os tempos, essa expressão é única.

    (Martha Graham)

    Beijos poéticos.....M@ria

    ResponderEliminar
  5. Vim lá do ESPAÇO ABERTO pra te conhecer e gostei do que vi,Um abração,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar