domingo, 13 de dezembro de 2009

Fotografia

Sempre esquivei de ser fotografado
para a posterioridade ficar gravado
a minha imagem tentei preservar
evitei ser mero boneco em película
com receio de fazer figura ridícula
só aparecia se não pudesse evitar

Com o tempo deixei de me esconder
que mal traz ao mundo se aparecer?
que importância tem uma fotografia?
é apenas a imagem daquilo que sou
sei de retratos que alguém fotografou
e entre outros, eu também aparecia

Eis que aparecem fotos de um evento
houve quem eternizasse esse momento
lá apareço eu mesmo sendo figurante
apanhado numa conversa agradável
vejo-me com um ar muito saudável
mesmo secundário pareço importante

E essas fotos trazem boas recordações
encontro de amigos, grandes emoções
muita conversa alegre sobre poesia
momentos que ficarão para a história
e eternamente guardarei na memória
sem precisar de voltar a ver a fotografia

8 comentários:

  1. Gosto de fotografia. Mas não gosto de me ver nelas. Tens razão...beijos.

    ResponderEliminar
  2. Manu
    Lindo poema...as fotografias são para ver mais tarde.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. QUERIDO MANÚ,

    REALMENTE, VER FOTOGRAFIAS É UMA VIAGEM AO PASSADO, EU ATÉ GOSTO DE ME VER EM FASES DIVERSAS, ANOS 70/80...SÃO MOMENTOS RAROS ETERNIZADOS EM UM FLASH...

    UM GRANDE BEIJO, ÓTIMA SEMANA!!

    REGGINA MOON

    ResponderEliminar
  4. MAnnu

    O MEU lIVRO JÁ ESTÁ AQUI. SE O QUIZERES DIZ QUE TE ENVIO POR CORREIO´

    UM BEIJO


    O DIA LONGO


    O novo dia nunca mais chega...
    Acordei cheia de impaciência...
    Ouvi dizer...
    Amanhã é Natal...
    É um dia de Amor...
    Acordei...
    Para ver o que se passaria...
    E olhei o céu...
    Era igual ao céu de ontém...
    E olhei o sol...
    Como ontem...
    O sol estava escondido...
    E fui procurando...

    Para mim...
    Nada de novo...
    Não via o Natal...


    A minha casa...
    Continuava igual...
    As janelas...
    Tinham os mesmos vidros...
    Velhos e partidos...
    A porta...
    No fundo...
    Com os mesmos buracos...
    Onde os ratos
    Entravam...
    Sem pedirem licença...

    Voltei a olhar...

    E o Natal...
    Afinal onde estava?
    Procurei debaixo
    Da grande pedra...
    Na berma da estrada...
    E não encontrei nada...

    Depois fui a casa...
    E trouxe um pão...
    Pão simples, mas bom...
    Quando...
    Dei uma dentadinha
    Com os meus dentinhos...
    Pequeninos...
    Vi um menino...
    Pequenino como eu...
    Com os olhos abertos...
    A olhar o meu pão...

    Nesse momento...
    Senti que gostaria...
    Que fosse meu irmão...

    Peguei no meu pão
    Dei-lhe metade...
    Demos as mãos...
    Caminhamos pela estrada
    E
    Uns anos mais tarde...
    Entendi...
    Que nesse dia...
    Tinha sido NATAL...

    LILI LARANJO

    ResponderEliminar
  5. Lindo poema Manu. Eu particularmente não gosto de tirar fotos. Mas é bom te-las como lembranças né?
    Bjss

    ResponderEliminar
  6. Oi Manu. Fico-lhe muito grata pelas palavras carinhosas que deixou em minha mensagem. O blog será desativaddo mas estarei sempre por perto. Esse blog faz parte do meu passado. Renovar é preciso. Bjs carinhosos pra ti amigo.

    ResponderEliminar
  7. Amigo,

    Fotos trazem boas recordaçoes sim e grandes emoçõessssssssssssssss sempre........Tedorooooo

    Beijos...........M@ria

    ResponderEliminar
  8. Claro, amigo, que só faz é bem. É bom a gente gostar da gente. Cada um é como é. E se não gostarmos de nós, como podemos gostar dos outros? Um abraço. E bom Natal.
    ---------------
    PS: acho que comentei um poema teu anterior, e que não aparece. Mas eu sou um pouco incompetente tecnicamente e âs vezes isso acontece.

    ResponderEliminar